Mapeamento Afetivo

Junho 11, 2022

Contexto

Este workshop surgiu como desdobramento da tese de mestrado do aluno Felipe Faillace Salazar e teve como objetivo desenvolver um mapa digital colaborativo a partir dos vários olhares dos moradores e frequentadores da freguesia do Ajuda mapeando afetos, histórias, sensações, problemas, oportunidades e soluções criativas a partir da inteligência coletiva dos participantes.

Desafio

O objetivo deste workshop foi construir um mapa afetivo, mapeando afetos, histórias, sensações, problemas, oportunidades e soluções criativas a partir da inteligência coletiva dos participantes.

Através de uma atividade sensorial pelo espaço público, caminhamos pela freguesia, criamos registros textuais, audiovisuais, sonoros e depois, a partir dos vários olhares dos participantes, montamos um grande mapa afetivo digital de forma colaborativa.

Cliente

BLX – Biblioteca de Belém

Serviço

Jornada de Inovação

Localização

Biblioteca de Belém

Duração

2 meses

Áreas

blx, cidadania, inovação social

Equipa

Felipe Salazar

Resultados

Como resultado do projeto um website foi criado para organizar os registros e materiais gerados pelo trabalho coletivo dos participantes.

Impacto

Da relação e parceria estabelecida, muitos outros projetos surgiram: workshops, eventos, exposições e ações recorrentes onde o espaço da Biblioteca era protoganista na construção dessas relações e afetos.