Trama na Bhering

Contexto

Participamos, em 2017, do evento anual “Semana de Design Rio”, em parceria com Artes & Design – PUC-Rio e a Fábrica Bhering, localizada no centro do Rio de Janeiro.
Patrocinado pela Ilumminatti Comunicação e Design.

Programação

Oficina de zine, com Rodrigo Rosm.

Temática: Design e Resistência

Oficina de construção de zine com o Rodrigo Rosm. A oficina “O papel da mão ” é uma ação coordenada pela editora Casa 27 que irá apresentar o atual cenário das publicações independentes no Brasil e propor aos participantes uma série de exercícios e práticas referente ao universo dos livros. O objetivo é reunir pessoas, propagar ideias, conceitos, práticas em torno da arte impressa e auto-publicação.
 

Mesa redonda com o Coletivo Nuvem Negra.

A roda é um grande debate do coletivo com o público sobre design e seu diálogo com a resistência negra, o afrofuturismo e projetos relacionados a esse universo cultural, tão representativos para novos e futuros designers negros.


Temática: “Design e Resiliência do Rio de Janeiro”
Oficina de Inovação | Wonder Design e a Exploração dos Sentidos e da Imaginação

com Rian Rezende (PUC-Rio/5D Magic) e Sabrina Araújo da 5D Magic.
Workshop voltado para criar objetos e espaços que invoquem a imaginação e os sentidos, através do uso de jogo de cartas: as Wonder Cards
 

Mesa redonda com a Joy Till

(LabIT – Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático), para falarmos sobre projetos de intervenções temporárias, e como pensar de maneira criativa para demonstrar nossas vontades e insatisfações pela cidade.


INSTALAÇÃO EXPOSITIVA E DINÂMICA

Na mesma sala das atividades, durante o final de semana, vamos montar a intervenção da “Trama de Barbantes”: instalação interativa que funciona como um mapeamento dinâmico, reflexivo e interativo.

Partindo de uma frase provocadora, o público é “convidado” a participar, deixando suas opiniões/reflexões penduradas na trama ou observando e refletindo acerca das respostas já penduradas.
Essa instalação contribui para a “Semana do Design Rio” ao gerar, através da diversidade dos pontos de vista e alta rotatividade de pessoas, novas ideias e insights de uma questão.
 

Oficinas infantis

Além disso, criamos uma agenda matinal de atividades infanto-juvenil em parceria com a Escola Fundação Darcy Vargas . Conseguimos, através do patrocínio da Ilumminatti Comunicação e Design, trazer:

Oficina de Stencil, com a Sónacorreria SNC (28)
Oficina de Colagem, com a Helena Schmidt (29)

Cliente

Semana Design Rio

Serviço

Design social

Localização

Rio de Janeiro

Duração

Uma semana

Áreas

cidadania, inovação social

Equipa

Gabriela Ornellas, Felipe Salazar

Resultados

Focamos em desenvolver um evento que abordasse o tema DESIGN em suas inúmeras facetas. Desde a forma leve e criativa até ao necessário debate de utilização do design como forma de resistência em uma sociedade tão profundamente desigual.

Nosso resultado foi poder trabalhar com crianças, adolescentes, universitários, adultos e até idosos. Entendemos o design como estudo e ferramenta para qualquer idade, e que pode trazer e propor qualquer assunto de relevância. 

outros projetos