Design Thinking – workshop

O Design Thinking é um processo não linear e iterativo que as equipes usam para entender os usuários, desafiar suposições, redefinir problemas e criar soluções inovadoras para prototipar e testar.

Usando-o, sua equipe pode obter insights de difícil acesso e aplicar uma coleção de métodos práticos para ajudar a encontrar respostas que provavelmente não seriam encontradas de outra forma.

O Design Thinking é uma abordagem popular em diversas áreas, porque se concentra na resolução de problemas, independente do assunto. Ele envolve a combinação de criatividade, empatia, análise e experimentação para abordar questões complexas e desenvolver produtos, serviços ou processos alinhados com as necessidades reais dos usuários. A prioridade sempre será a experiência do usuário, tendo como premissa a busca de entendimento sobre seus desejos e desafios.

Benefícios do Design Thinking para uma empresa ou iniciativa

  • Soluções Orientadas para o Cliente: O Design Thinking coloca o cliente no centro do processo, ajudando a empresa a compreender suas necessidades, desejos e dores. Isso leva à criação de soluções mais relevantes e alinhadas com as expectativas do público-alvo.

 

  • Inovação: Ao adotar uma abordagem exploratória, o Design Thinking incentiva a geração de ideias, que podem ser modificadas, transmutadas, misturadas com outras ideias, criando assim algo novo. Ele desafia as normas convencionais e promove a busca por soluções em lugares não explorados.

 

  • Colaboração e Interdisciplinaridade: É fundamental entender a riqueza de criação entre pessoas de áreas diferentes, com pontos de vista diferentes. Um processo de Design Thinking geralmente inclui equipes multidisciplinares, permitindo que pessoas com diferentes habilidades e perspectivas contribuam. Isso estimula a colaboração e a troca de ideias, enriquecendo as soluções finais.

 

  • Resolução de Problemas Complexos: Questões que pareçam impossíveis de resolver em primeiro momento, são quebradas em partes menores, observadas de forma criativa e objetiva, para que no fim essa grande complexidade seja desmistificada.

 

  • Redução de Riscos e Iteração: O Design Thinking promove a prototipagem e a experimentação contínua. Isso permite identificar problemas e ajustar as soluções antes de investir recursos significativos em implementações completas, reduzindo assim os riscos.

 

  • Adaptação às Mudanças: Uma das belezas do Design Thinking é a possibilidade constante de mudança e de novos processos, que contribuem para processos passados. Assim, quando novos desafios surgem, novas soluções criativas acompanham.

Para quem é este curso

Para todos aqueles que gostariam de aprender uma metodologia que utilize a criatividade como formato principal de construção. Empreendedores com novos negócios, empreendedores com negócios estabelecidos que precisam de novas ideias, funcionários de empresas que buscam inovação e quem mais quiser ter no seu leque de conhecimento abordagens exploratórias.

entre em contato